Geração Termelétrica

Instrutor:

Prof. Marco Antônio Rosa do Nascimento

 

Palestrante:

Christian J. Coronado Rodriguez

 

Investimento:

R$ 1500,00 (Um mil e quinhentos reais) por participante por Modulo

 

Informações

Este curso é dirigido a profissionais que trabalham com a operação e manutenção de turbinas a gás. O curso foca no funcionamento termodinamico da geração termeletrica, os processos realizados em cada componente, as tecnologias usadas, os sistemas auxiliares típicos, sistema a vapor convencional e combinado, impacto ambiental, a operação e a manutenção. Sua realização é sob a forma de aulas expositivas e de resoluções de exercícios. O objetivo é ampliar o conhecimento do pessoal da manutenção e da operação, visando a redução de custo e o aumento da disponibilidade do sistema a vapor de geraçào termeletrica.

 

Conteúdo

O sistema elétrico brasileiro e a geração termelétrica. Combustíveis e combustão. Fundamentos termodinâmicos e ciclos. Geradores de vapor convencionais. Caldeiras recuperativas. Turbinas a vapor. Turbinas a gás. Centrais termelétricas a vapor. Centrais termelétricas de ciclo combinado. Operação. Impactos ambientais da geração termelétrica.

Certificado

Ao final dos três Módulos o participante recebe um certificado comprovando a participação no curso em um total de 40 hora. Modelo do certificado no Link AQUI.

Módulos

O Curso é dividido em três Módulos com carga horária de 16 horas cada. Cada Módulo é oferecido na sexta e sábado na data e local definido. O participante deve fazer o curso na seguencia; Modulos I, II e III, para acompanhar o assunto. O curso pode ser in company ou em Itajubá, MG. Neste caso a carga horária é de 40 horas que envolve o conteúdo dos três Módulos. A realização do curso em Itajubá é ministrado de segunda a sexta.

 

Módulo I: : Fundamentos da Geração Termelétrica

Datas e Local: A ser definida para 2017

Cronograma

Sexta-feira 8:00 às 12:00 h 13:30 às 17:30 h
Geração termelétrica: Balanço energético nacional. Demanda de eletricidade e curvas de carga. O parque gerador nacional. Perspectivas e características da geração termelétrica no Brasil. Combustíveis: Conceito e classificação dos combustíveis. Composição química e poder calorífico dos combustíveis utilizados no Brasil, comparação com os similares internacionais. Petróleo. Óleo combustível. Gás natural. Carvão mineral. Combustíveis de biomassa. Combustíveis siderúrgicos residuais.
Sábado 8:00 às 12:00 h 13:30 às 17:30 h
Fundamentos termodinâmicos da Geração termelétrica: Fundamentos termodinâmicos: Propriedades de uma substância. Conversão de calor em trabalho. Leis da termodinâmica. Ciclos. Eficiência de processos de conversão de energia segundo à Primeira e Segunda leis da termodinâmica. Combustão: (Estequiometria, Principais reações). Energia e meio ambiente. Ciclo de Carnot. Ciclo Rankine. Ciclo Joule/Brayton. Ciclos de motores de combustão interna. Ciclos Combinados. Ciclos Avançados. Otimização de ciclos termodinâmicos. Prova.

 

Modulo II: Principais Componentes

Datas e Local: A ser definida para 2017

Cronograma

Sexta-feira 8:00 às 12:00 h 13:30 às 17:30 h
Turbina a gás: Ciclo simples. Ciclo Regenerativo. Ciclo com Intercooler. Ciclo com Reaquecimento. Ciclo com Injeção de Vapor e Água. Configurações. Turbinas a Gás Aeroderivativas e Heavy Duty. Classificação quanto a Faixa de Potência. Compressor Centrífugo e axial: Principais Componentes e Aspectos Construtivos, Aerodinâmica da Compressão. Cálculo Térmico. Combustor: Finalidade. Evolução do Combustor. Distribuição do Escoamento. Tipos de Câmara de Combustão. Finalidade dos Componentes Principais. Bicos de Injeção de Combustível. Ignitores. Câmaras de Baixa Emissão de Poluentes. Turbina Axial: Principais componentes e aspectos construtivos; aerodinâmica da expansão.
Sábado 8:00 às 12:00 h 13:30 às 17:30 h
Desempenho: Operação Características de Desempenho dos Compressores e das Turbinas: Mapa do Compressor, Mapa da Turbina, Perdas. Comportamento das Unidades Sem Turbina Livre e Com Turbina Livre. Fatores que Afetam o Desempenho. Técnicas para Melhorar o Desempenho. Degradação do Desempenho. Ajuste dos parâmetros térmicos para as condições “on-site”. Turbina a vapor: Histórico. Classificação das turbinas a vapor. Princípios de operação. Determinação das dimensões das pás de trabalho e bocais. Turbinas de múltiplos estágios. Características construtivas. Operação de turbinas a vapor a carga parcial (curvas características). Sistemas de regulagem da turbina. Sistema de fornecimento de óleo lubrificante. Seleção de turbinas a vapor. Prova

 

Modulo III: Sistemas a Vapor, Operação e Impacto Ambiental

Datas e Local: A ser definida para 2017

Cronograma

Sexta-feira 8:00 às 12:00 h 13:30 às 17:30 h
Geradores de vapor convencionais e caldeiras recuperativas: Tipos de geradores de vapor. Estequiometria da combustão Balanço térmico e eficiência. Superfícies de transferência de calor. Fornalhas e queimadores. Equipamentos auxiliares. Tratamento químico interno. Caldeiras para centrais termelétricas. Caldeiras industriais. Tipos e características construtivas das caldeiras recuperativas. Projeto do perfil de temperaturas. Seleção do “Pitch Point” e dos pontos de aproximação. Seleção dos parâmetros e capacidade da turbina a vapor a ser acoplada na caldeira recuperativa. Centrais termelétricas a vapor: Eficiência da central termelétrica e da instalação de turbina. Influência dos parâmetros iniciais e finais sobre o desempenho da CTE. Consumo especifico de vapor, calor (heat rate) e de combustível numa planta de condensação com e sem re-aquecimento intermediário. O aquecimento regenerativo. Centrais termelétricas de cogeração com ciclos de vapor. Esquema térmico principal e completo de uma CTE.
Sábado 8:00 às 12:00 h 13:30 às 17:30 h
Centrais termelétricas de ciclo combinado: Eficiência e custos em centrais termelétricas de ciclo combinado. Esquema térmico completo de diferentes tipos de centrais de ciclo combinado. Particularidades de operação das centrais de ciclo combinado. Perspectivas de desenvolvimento das centrais de ciclo combinado Operação e impacto ambiental: Regime de operação. Disponibilidade, fator de capacidade. Taxa de retomada e retirada de carga. Vida útil. Mobilidade. Operação de CTE a vapor. Operação de CTE de ciclo simples com TG. Operação de CTE de ciclo combinado. Energia, meio ambiente e desenvolvimento. Problemas globais e fontes renováveis de energia. Controle das emissões de óxidos de enxofre e nitrogênio. Controle de particulados.

 

Modulo Único

Datas e Local: 01 a 05 de maio de 2017 – Itajubá – MG

Cronograma

Segunda-feira 8:00 às 12:00 h 13:30 às 17:30 h
Geração Termelétrica: Balanço energético nacional. Demanda de eletricidade e curvas de carga. O parque gerador nacional. Perspectivas e características da geração termelétrica no Brasil. Conceito e classificação dos combustíveis. Composição química e poder calorífico dos combustíveis utilizados no Brasil, comparação com os similares internacionais. Petróleo. Óleo combustível. Gás natural. Carvão mineral. Combustíveis de biomassa. Combustíveis siderúrgicos residuais. Fundamentos termodinâmicos da Geração termelétrica Propriedades de uma substância. Conversão de calor em trabalho. Leis da termodinâmica. Ciclos. Eficiência de processos de conversão de energia segundo à Primeira e Segunda leis da termodinâmica. Combustão (Estequiometria, Principais reações). Energia e meio ambiente. Ciclo de Carnot. Ciclo Rankine. Ciclo Joule/Brayton. Ciclos de motores de combustão interna. Ciclos Combinados. Ciclos Avançados. Otimização de ciclos termodinâmicos.
Terça-Feira 8:00 às 12:00 h 13:30 às 17:30 h
Turbina a gás: Ciclo simples. Ciclo Regenerativo. Ciclo com Intercooler. Ciclo com Reaquecimento. Ciclo com Injeção de Vapor e Água. Configurações. Turbinas a Gás Aeroderivativas e Heavy Duty. Classificação quanto a Faixa de Potência. Compressor Centrífugo e axial: Principais Componentes e Aspectos Construtivos, Aerodinâmica da Compressão. Cálculo Térmico. Combustor: Finalidade. Evolução do Combustor. Distribuição do Escoamento. Tipos de Câmara de Combustão. Finalidade dos Componentes Principais. Bicos de Injeção de Combustível. Ignitores. Câmaras de Baixa Emissão de Poluentes. Turbina Axial: Principais componentes e aspectos construtivos; aerodinâmica da expansão
Quarta-Feira 8:00 às 12:00 h 13:30 às 17:30 h
Desempenho: Operação Características de Desempenho dos Compressores e das Turbinas: Mapa do Compressor, Mapa da Turbina, Perdas. Comportamento das Unidades Sem Turbina Livre e Com Turbina Livre. Fatores que Afetam o Desempenho. Técnicas para Melhorar o Desempenho. Degradação do Desempenho. Ajuste dos parâmetros térmicos para as condições “on-site”. Turbina a vapor: Histórico. Classificação das turbinas a vapor. Princípios de operação. Determinação das dimensões das pás de trabalho e bocais. Turbinas de múltiplos estágios. Características construtivas. Operação de turbinas a vapor a carga parcial (curvas características). Sistemas de regulagem da turbina. Sistema de fornecimento de óleo lubrificante. Seleção de turbinas a vapor.
Quinta-Feira 8:00 às 12:00 h 13:30 às 17:30 h
Geradores de vapor convencionais e caldeiras recuperativas: Tipos de geradores de vapor. Estequiometria da combustão Balanço térmico e eficiência. Superfícies de transferência de calor. Fornalhas e queimadores. Equipamentos auxiliares. Tratamento químico interno. Caldeiras para centrais termelétricas. Caldeiras industriais. Tipos e características construtivas das caldeiras recuperativas. Projeto do perfil de temperaturas. Seleção do “Pitch Point” e dos pontos de aproximação. Seleção dos parâmetros e capacidade da turbina a vapor a ser acoplada na caldeira recuperativa. Centrais termelétricas a vapor: Eficiência da central termelétrica e da instalação de turbina. Influência dos parâmetros iniciais e finais sobre o desempenho da CTE. Consumo especifico de vapor, calor (heat rate) e de combustível numa planta de condensação com e sem re-aquecimento intermediário. O aquecimento regenerativo. Centrais termelétricas de cogeração com ciclos de vapor. Esquema térmico principal e completo de uma CTE.
Sexta-Feira 8:00 às 12:00 h 13:30 às 17:30 h
Centrais termelétricas de ciclo combinado: Eficiência e custos em centrais termelétricas de ciclo combinado. Esquema térmico completo de diferentes tipos de centrais de ciclo combinado. Particularidades de operação das centrais de ciclo combinado. Perspectivas de desenvolvimento das centrais de ciclo combinado. Operação e impacto ambiental: Regime de operação. Disponibilidade, fator de capacidade. Taxa de retomada e retirada de carga. Vida útil. Mobilidade. Operação de CTE a vapor. Operação de CTE de ciclo simples com TG. Operação de CTE de ciclo combinado. Energia, meio ambiente e desenvolvimento. Problemas globais e fontes renováveis de energia. Controle das emissões de óxidos de enxofre e nitrogênio. Controle de particulados.

 

Exame para Certificação

O participante fará a prova no final de cada Módulo.

Regras para a certificação:
Obrigatória a participação em todos o Módulos para dar inicio ao processo de certificação. A nota final será a média aritmética das notas de cada Módulo. A média deverá ser igual ou superior a 50 (0 a 100) para ser emitido o certificado.
A Participação em um ou dois Módulos não da o direito ao certificado.
O participante que não atingir a média mínima poderá pedir uma prova substitutiva. O custo é de R$ 300,00.
No verso do certificado constará a nota de cada modulo e a média final.
Coordenador: Prof. Dr. Marco Antônio Rosa do Nascimento